New Wrestling Council



 
InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Construir a tua personagem. [iRullez]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Court
Administrador
avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 18/03/2015

MensagemAssunto: Construir a tua personagem. [iRullez]   Sex Mar 27, 2015 4:43 am

iRullez escreveu:
Quero falar sobre algo que me arrelia como amante de e-wrestling: a maneira como os vossos lutadores são representados in-ring. Este tutorial é feito a pensar em users e writers.

A culpa muitas vezes parte logo da inscrição. Os users mais novatos tipicamente não descrevem suficientemente bem a vossa personagem em termos de estilo e de movimentos. Pedem-vos 2 ou 3 finishers e entre 8 a 15 moves adicionais e vocês limitam-se a isso. Mas não é suficiente. E mais, têm de saber conjugar o estilo que estão a imaginar com as características do lutador (mais concretamente peso, altura e forma física) e com os moves que querem fazer. Vamos então a alguns princípios:

- Primeiro, criem um moveset que não seja pegar nos moves todos de 1 ou 2 wrestlers que vocês gostam e mete-los no moveset. O vosso lutador não é o Undertaker nem é Shelton Benjamin ou Shawn Michaels ou John Morrison ou Jeff Hardy ou HHH ou John Cena ou o Stone Cold. É o vosso personagem, deve ser alguém diferente apesar de poder ter características destes lutadores todos e de muitos mais. Conheçam mais lutadores para poderem tirar moves diferentes.

- Segundo, não se limitem a pegar em 3 + 15 moves que vocês apreciam e metê-los à molhada no moveset. Têm de escolher com critério, têm de compreender exactamente o que querem que o vosso lutador seja em ringue e perceber aquilo que encaixa ou não. Ao definirem o finisher estão a definir uma área de ataque fundamental seja ela qual for, pelo que devem orientar o vosso moveset para ajudar a criar dano nessa área. Ao dizerem que o vosso lutador é um powerhouse grandalhão não podem fazer um moveset com uma incidência grande de movimentos associados a tipos mais pequenos, não é algo que ele faria.

Por exemplo, se queremos vencer com uma Powerbomb convém trabalhar as costas primeiro com outras manobras, pelo que elas devem estar no moveset. E podem trabalhar de muitas maneiras, desde atirar o tipo de costas contra tudo e dar pontapés, joelhadas e cotoveladas nestas até diversos tipos de Backbreakers (reparem, diversos), passando por submissões tipo Boston Crab e por moves voadores como Diving Leg Drops a atingirem essa área.

Atenção writers, isto também é para vocês. O Targeting é importante, direccionar a ofensiva para uma área é meio caminho andado para fazer um combate jeitoso e isso é possível com qualquer estilo.

- Terceiro, vejam as inscrições que os outros fizeram. Vejam os moves mais batidos e tentem fugir deles o mais possível. A vossa personagem deve-se destacar não só pelo que diz mas principalmente pelo o que faz. Voltando ao “diversos” referido em cima, se vocês querem fazer um slam e toda a gente tem slams das duas uma: ou procuram um que ninguém tenha e que bata certo com o vosso estilo ou se realmente é muito importante façam-no o mais clássico possível (por exemplo, o velhinho Scoop Powerslam que agarra o tipo a vir da corda e se projecta o tipo rodando com ele agarrado, como fazem o Randy Orton ou o CM Punk ou muitos outros.)

Mais uma vez atenção a isto também writers, se têm de procurar algo diferente tentem ser clássicos dentro do estilo do wrestler. Mais vale muitas vezes usar por exemplo um Crossbody ou um Splash com um wrestler leve e ágil mas que não tem o seu forte no High Flying do que andar a inventar e pô-lo a fazer Corkscrew Moonsaults ou SSP´s. É isto que é essencial ao definir o estilo, é perceber onde é que o nosso tipo pode fazer coisas mais específicas ou não. Obviamente que ele não precisa de ser especialista em alguma coisa e poder ter coisas mais simples de um número mais alargado de estilos.

Por exemplo o Cena tem o seu forte no brawling mas tem um move aéreo de simples execussão no Diving Leg Drop Bulldog, tem uma submissão relativamente mais complexa no STF mas como é um finisher justifica-se (a lógica é que se aprimorou-se naquele move em particular, pelo que quando o usa é mesmo para ganhar), tem vários moves de um Powerhouse, etc…



Vamos agora passar à segunda parte desta crónica: compreender a ligação entre os estilos de luta e as características do lutador.

Antes de tudo uma pergunta fundamental: tenho técnica ou não? Tudo o resto se vai orientar por aqui. Seja grande ou pequeno, pesado ou leve, o facto de definirem se o vosso lutador tem técnica muda completamente o estilo dele. É o que distingue um Brock Lesnar de um Kevin Nash (grandalhões), um Kurt Angle de um Hardcore Holly (júnior heavyweights) ou um Matt Sydal de um Spike Dudley (cruisers). A partir do momento em que temos uma altura, peso e grau de técnica, podemos começar a ver o que queremos.

Podemos ter powerhouses técnicos (Scott Steiner, Bobby Lashley, David Boy Smith, Brock Lesnar), tipicamente tipos grandes e com muita força mas capazes de deitar o adversário ao chão e controla-lo aí. Podemos ter Brawlers Técnicos como o Finlay, o Benoit ou o Regal. E tipicamente os High Flyers têm de base alguma técnica, pelo menos aquilo que fazem exige algumas skills próprias. Também podemos ter isto tudo sem técnica.

Outra ideia é virar o nosso lutador mais para o striking, o que não implica a perda de técnica de grappling mas em que a intenção é procurar por o tipo KO para o pin com um belo kick ou um murro gigantesco. E aí também podemos ter desde os High Flyers e Strikers tipo Low Ki ou RVD, os Brawlers Strikers tipo JBL, os Powerhouses Strikers tipo Undertaker, etc…

E no final temos os chamados All Rounders como Owen Hart, Mitsuaru Misawa, Kurt Angle, Chris Benoit ou Eddie Guerrero. Voam, prendem manobras de submissão, usam moves de força em condição favorável (adversários no máximo de peso pouco superior ao seu - até 5 a 7 kg normalmente), usam chain e mat wrestling e são capazes de usar movimentos de striking e brawling com efeito. Tipicamente detentores de grande técnica e estão naquele escalão de pesos chamados de Júnior Heavyweights (100 – 110 kg)

Os vários lutadores que refiro servem para perceberem aquilo a que me refiro, não para os copiarem piamente. Percebam que um tipo grande pode usar um Moonsault (o Vader ou o Bam Bam Bigelow por exemplo), mas esse movimento não deve ser o mais usual no moveset porque naturalmente é algo especial, feito para ganhar o combate. Um tipo sem técnica pode dominar uma manobra de submissão, mas é uma específica e se a usa deve ser com o intuito de ganhar com ela. Um tipo grande pode ser ágil, no entanto é preciso ver que será ágil “para um tipo do tamanho dele”. O Kane voa com a Flying Clothesline, o Taker tem o Old School e o voo por cima da corda, mas nenhum dele fará Whispers in the Wind tipo Jeff Hardy. Os tipos mais pequenos num combate devem usar a rapidez e o impacto instantâneo, enquanto que os maiores devem usar a força e o traumatismo continuado.

Depois ainda entramos noutro tipo de influência: as escolas. A Lucha Libré, o estilo Europeu/Canadiano, o Strong Style Japonês, o Old School Americano, o Brawling Hardcore, etc… Tudo isto deve influenciar a maneira como pensam o vosso moveset. Aconselho a verem muito wrestling, a procurarem wrestlers dentro do género de um que gostem e a verem o que é que esses fazem de diferente do outro. Quantas mais influências tiverem mais autêntico e único poderá ser o vosso wrestler.

_________________
Historial:
1x UWL Hardcore Champion
2x VLL Parceiros de Guerra. w/Remedy & w/Delmar
1x ETA Tag Team Champions. w/ Vegeta
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://nwc-efed.forumeiros.com.pt
 
Construir a tua personagem. [iRullez]
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Construir Unidade de Comando Electrónica
» Gerador Eólico para Aeromodelos
» Fazer um som simples pro Ka. Será que fica bom?
» Apresentação.Fã Nissan Datsun
» Drift de Responsa no Brasil, só podia ser coisa da Red Bull

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
New Wrestling Council :: Informação :: Antes de tudo :: Regras e Noções-
Ir para: